Skip to content
Estás Aqui: Início A Banda Direcção Artistica
Diretor artístico


BFM_Ribeiro_Lopes

Fernando Ribeiro Lopes, nascido em Oiã – Oliveira do Bairro, em 1964. Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade, ingressando na Associação Cultural e Recreativa da Banda Nova de Fermentelos aos oito anos como instrumentista de saxofone.

Aos doze anos ingressou no Conservatório de Música “Calouste Gulbenkian” de Aveiro onde iniciou os seus estudos oficiais em saxofone na classe do professor Fernando Valente com quem concluiu o conservatório. Representou o Conservatório de Música de Aveiro em digressões pelo País. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian enquanto estudante em Aveiro. Em 1983 concorreu à Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana ficando aprovado.

Já em Lisboa, iniciou os estudos de Fagote no Conservatório Nacional na classe do professor Arlindo Santos, com quem concluiu o Conservatório. Tem colaborado com diversas Orquestras e com Grupos de Música de Câmara. Em 1993 integrou a Banda Marcial da Brigada 4 – Porto, da Guarda Nacional Republicana. Em 1994 iniciou a classe de Fagote no Conservatório de Música de Aveiro, onde foi docente até 2008.

Iniciou a sua actividade de direção em Grupos Corais em 1982. Desde de então, tem frequentado vários estágios de direcção de Orquestra e Banda com conceituados Maestros – Robert Houlhon e António Saiote, entre outros. Foi responsável pela direção artística da Banda Álvarense desde 1994 a 2001.

Actualmente, Diretor Artístico da Banda Filarmónica da Mamarrosa desde Abril de 2002.

 

Ver mais >>

 

Autenticação