Skip to content
Estás Aqui: Início A Banda Direcção Artistica
Abílio Manuel Abrantes Liberal

 

Experiência Profissional / Outros Cursos:

           Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos de idade com o Professor Américo Fernandes na Escola de Música da Sociedade Musical Alvarense. Em 1995 ingressou no Conservatório de Música de Águeda, onde concluiu o 3º grau na classe de trombone do Prof. Fernando Baptista.

           Em 1998 foi admitido na Escola Profissional de Música de Espinho, onde frequentou a classe de trombone do Prof. Hugo Assunção. Em 2000, passou a frequentar a classe de Tuba com o Prof. Avelino Ramos e em 2002 com o Prof. Ilídio Massacote. Nesta escola participou na Orquestra de Sopros dirigida pelo Maestro Kevin Wauldron, e em diversos estágios de Orquestra Clássica dirigida pelos Maestros Cesário Costa e Brian Schembri.

           Concluiu em 2008 a licenciatura pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo na classe de tuba do professor Sérgio Carolino, onde estudou no primeiro e segundo ano com o professor Eduardo Nogueroles. Na Orquestra Sinfonieta, pertencente à mesma escola, trabalhou com os seguintes maestros: António Saiote, Jan Cober e Barbara Francke.

           Trabalhou em grupos de música de câmara orientados pelos Professores Abel Pereira, Hugo Assunção, Severo Martinez, Eduardo Nogueroles e Sérgio Carolino.

           Participou em masterclasses de Trombone orientados pelo Prof. Hugo Assunção e Joseph Alessi.

           Participou em masterclasses de Tuba orientados pelo Prof. Anne Stella Viser, Mel Culbertson, Miguel Moreno, Alessandro Fossi, Sérgio Carolino, Eduardo Nogueroles e Roger Bobo.

Participou no 9º estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, em Tomar, orientado pelo Maestro Octávio Mas Arocas.

Participou no I, II e III estágio da Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda, sob a orientação do Maestro Jonathan Costa, Vicente Soler Solano e Cesário Costa.

Participou no estágio da Orquestra de Sopros do Conservatório de Águeda, sob a orientação de Luís Granjo.

Participou no estágio da Orquestra de Sopros da Bairrada, sob a orientação de Miguel Moreno e Tiago Abrantes.

Participou em vários estágios da Orquestra de Jovens de Sta. Maria da Feira, na direcção dos maestros: Paulo Martins e Jan Cober.

Tem participado em vários programas com a Orquestra Filarmonia das Beiras e com a Orquestra do Norte, em 2008 colaborou com a Orquestra Nacional do Porto.

             Lecionou no Conservatório de Música da JOBRA – Branca, na Escola de Música da ARMAB – Branca, na Academia de Música de Lousada – Lousada, Escola Profissional da Serra da Estrela – Seia, na Academia de Música de Cantanhede - Cantanhede, no Conservatório de Música e Artes do Dão – Santa Comba Dão e na Escola de Artes da Bairrada – Troviscal.

             Atualmente leciona na Escola Profissional de Música da Jobra – Branca, Conservatório de Música de Águeda – Águeda e Conservatório de Musica e Artes do Dão – Santa Comba Dão.

             Frequentou a Academia Portuguesa de Banda - APB na Turma1 sobre a orientação do Maestro Paulo Martins.

             Foi maestro da Banda Alvarense de Casal de Álvaro de 2011 a Outubro de 2019 – Águeda, diretor da Escola de Musica e professor de Tuba e Eufónio. Na mesma banda teve a oportunidade de realizar vários programas com Rita Guerra, Vozes da Rádio, Cuca Roseta, Canto Autores, Orquestra de Malabares entre outros.

Anualmente é Maestro da Banda Filarmónica da Mamarrosa e também tubista reforço da Orquestra Filarmonia das Beiras

Ver mais >>

 

Autenticação